O padrão para tubo flexivel em aço inox é que o mesmo seja revestido com trama de aço inoxidável para proteção à abrasão. As extremidades são diversas e dependem da utilização, pois existem recomendações do fabricante quanto às roscas indicadas para cada necessidade. A montagem do tubo flexivel em aço inox é tão importante quanto sua especificação, pois uma montagem de forma incorreta pode ocasionar acidentes ou mal funcionamento, além de diminuirem a vida útil do tubo.
Sua utilização é indispensável em vários tipos de empresas, principalmente nas mineradoras, fábricas de papel e celulose, indústrias químicas e petroquímicas, indústrias de alimentos e demais empresas que utilizam o vapor em seus processos e, como falado anteriormente, necessitam de tubos param transporte de produtos em altas temperaturas e ou processo que envolvam partículas sólidas.
Existem tubos flexiveis em Tomback, cujos terminais normalmente são em latão e possuem como principal utilização, em fornos para condução de gás, seja liquefeito de petróleo ou GNV. Quando envolvemos produtos químicos agressivos, devemos nos remeter ao tubo flexivel em aço inox para garantia do processo, pois além das suas características de resistência à temperatura e abrasão, o tubo flexivel em aço inox possui resistência química à maioria das substãncias utilizados nos processos de fabricação, ou em ambientes agressivos, onde outros materiais não teríam durabilidade satisfatória.